corona-banner-long.jpg

Coronavirus COVID19

Que medidas de prevenção está o Standard Bank a tomar?

O Standard Bank de Angola tem acompanhado com atenção e preocupação a evolução da pandemia causada pelo Coronavírus COVID-19. O Banco está activamente a interagir com o BNA, entidades governamentais e demais parceiros no sentido de melhor coordenar os esforços de todos na contenção da expansão do vírus.


Neste sentido, o Standard Bank de Angola decidiu limitar provisoriamente o atendimento aos balcões com o objectivo de garantir a segurança dos Clientes e Colaboradores. Pelo que informamos:

  • O horário de atendimento ao público será realizado das 9:30 às 14:00 de Segunda a Sexta-feira com data de início de 1 de Abril de 2020;
  • O Standard Bank de Angola informa que a partir do dia 06 de Abril de 2020 irá encerrar temporariamente o balcão Dolce Vita. Informamos aos Clientes que poderão deslocar-se aos balcões mais próximos, nomeadamente: Balcão Belas Business Park e Balcão Shoprite Belas, ambos localizadas em Talatona.
  • Os balcões localizados no interior das lojas Shoprite e do Shopping Xyami Kilamba encerrarão aos Sábados a partir do dia 01 de Abril de 2020;
  • Durante este período o limite máximo no interior das agências é de dois (2) clientes por vez;
  • Recomendamos que mantenha a distância mínima de segurança de um (1) metro entre si e outro cliente, fora e dentro da agência;
  • Sempre que tiver vontade de espirrar ou tossir, faça-o para o antebraço, use um lenço de papel e de seguida descarte-o;
  • Ao entrar para a agência use o álcool gel disponível para desinfecção das mãos e evite tocar em qualquer superfície;
  • Evite tocar na boca, nariz e olhos;
  • Para realizar as operações bancárias (pagamentos de serviços, transferências ou carregamentos de telemóvel) aconselhamo-lo a usar o nosso serviço de Internet Banking;   

  • Se ainda não tiver acesso aos canais digitais, contacte a nossa Linha de Apoio ao Cliente pelo 923 190 888, para solicitar a activação, disponível das 8:00 às 18:00, 7 dias da semana, sem ter que se deslocar à agência.


Recomendamos aos nossos Clientes respeitem as medidas de prevenção anunciadas pela autoridades competentes, pois apenas com o esforço conjunto poderemos erradicar rapidamente esta pandemia.


Nota: O novo horário e a exclusão do Sábado são medidas provisórias tendo em conta a evolução da pandemia COVID-19 e na declaração do Estado de Emergência. Tão logo a situação esteja normalizada, voltaremos a trabalhar tal como antes.


Reiteramos o nosso compromisso de continuar a servir com a qualidade e excelência de sempre.

O que são os Coronavirus?

Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar infecções nas pessoas. Normalmente estas infecções afectam o sistema respiratório, podendo ser semelhantes à gripe ou evoluir para uma doença mais grave, como pneumonia.

O que é o Novo Coronavírus?

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infecção é ainda desconhecida.

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada e já existe infecção em vários países e em pessoas que não tinham visitado o mercado de Wuhan. A investigação prossegue.

Covid-19 e SARS-Cov-2 são a mesma coisa?

Não. SARS-CoV-2 é o nome do novo vírus e significa Severe Respiratory Acute Syndrome (Síndrome Respiratória Aguda Grave) – Coronavírus – 2. Existe outro coronavírus que causa uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, que foi identificado em 2002, este é chamado “SARS-CoV”, por isso o Novo Coronavírus é designado por “SARS-CoV-2”. COVID-19 (Coronavirus Disease) é o nome da doença e significa Doença por Coronavírus 2019, fazendo referência ao ano em que foi descoberta.

Qual a origem do COVID-19?

Segundo as informações publicadas pelas autoridades internacionais, a fonte da infecção é desconhecida e ainda pode estar activa. A maioria dos casos está associada a um mercado em Wuhan (Wuhan’s Huanan Seafood Wholesale Market), específico para alimentos e animais vivos (peixe, mariscos e aves). O mercado foi encerrado a 1 de janeiro de 2020. Como os primeiros casos de infecção estão relacionados com pessoas que frequentaram este mercado, suspeita-se que o vírus seja de origem animal, mas não há certezas. Isto porque já foram confirmadas infecções em pessoas que não tinham visitado este mercado. A investigação prossegue.

Já houve algum surto de Coronavirus antes?

Sim. Em anos anteriores foram identificados alguns coronavírus que provocaram surtos e infecções respiratórias graves em humanos. Exemplos disto foram:

  • entre 2002 e 2003 a síndrome respiratória aguda grave (infecção provocada pelo coronavírus SARS-CoV);
  • em 2012 a síndrome respiratória do Médio Oriente (infecção provocada pelo coronavírus MERS-CoV).

Quais são os sintomas do COVID-19?

A maioria das pessoas infectadas apresentam sintomas de infecção respiratória aguda ligeiros a moderados:

  • Febre (T>37,5ºC)
  • Tosse
  • Dificuldade respiratória (Falta de ar)

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

Como prevenir-me do COVID-19?

Nas áreas afectadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

  • Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
  • Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto directo com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infecção respiratória;
  • Evitar tocar na cara com as mãos;
  • Evitar partilhar objectos pessoais ou comida em que tenha tocado

Como se transmite o Coronavírus?

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infectadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir directamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infectada. Por sua vez, outras pessoas podem infectar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Linha de Emergência COVID-19

Ligue para a Linha de Apoio ao Covid-19 pelo número 111.

Quando devo ligar para a Linha de Emergência COVID-19?

Deverá ligar para a Linha de Emergência 111 sempre que:

  • Sentir os sintomas descritos acima;
  • Precisar de comunicar alguma suspeita de um familiar, conhecido ou alguém que saiba que tem os sintomas típicos do COVID-19;
  • Se precisar fazer alguma denúncia relacionada ao COVID-19

Período de incubação do Vírus

Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.


Sharesocialicons

Internet Banking

Seleccione a sua plataforma de Internet banking

Contacte-nos

Angola
+244 923 190 888

International
+27 11 299 4701

Email

Envie-nos um email

  • Taxas de Câmbio

  • Deseja ser contactado(a)?

     
    Saving your details - Please Wait...
    Primeiro Nome * :
    Último Nome * :
    Telefone Fixo * :
     
    Código Indicativo do País:
    Número Local:
     
    Telemóvel * :
     
    Código Indicativo do País:
    Número Local:
    Correio Electronico * :
    Produto que lhe interessa:
    A hora mais conveniente para ser contactado(a)  * :
    apply