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Sobre Nós
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Agente Bancário Ponto Azul

Agente Bancário (AGB) é uma pessoa colectiva que representa e presta serviços ligados às actividades desenvolvidas pelos Bancos nas suas próprias instalações, nos termos definidos no Aviso do BNA 07/20.

O que precisa saber
O que é?

Agentes Bancários Ponto Azul é uma rede de agentes bancários operada pelo Standard Bank de Angola. O programa foi lançado para estender os serviços financeiros a áreas e populações carentes, particularmente em áreas onde as agências bancárias tradicionais podem não estar facilmente acessíveis.

Que serviços prestam os Agentes Bancários Ponto Azul?

Ao abrigo do programa, os agentes autorizados do Standard Bank de Angola oferecem uma gama de serviços bancários aos clientes nas suas comunidades. Esses serviços incluem:

  • Depósitos e levantamentos em dinheiro
  • Consultas de saldo de conta
  • Pagamento de contas e serviços
Que benefícios tem?

Os agentes bancários do Ponto Azul oferecem diversos benefícios aos clientes, incluindo:

  • Acesso conveniente aos serviços bancários: os clientes podem realizar transações em qualquer agência Ponto Azul, independentemente da sua agência de origem;
  • Acesso alargado a serviços financeiros: O programa Ponto Azul oferece uma variedade de serviços bancários a clientes que talvez não tivessem acesso a serviços bancários tradicionais antes;
  • Oportunidade de geração de renda: Tornar-se um agente bancário Ponto Azul é uma oportunidade para empreendedores e pequenos negócios aumentarem a sua receita  com a oferta dos serviços financeiros para as suas comunidades.
  • O que é?
  • Que serviços prestam os Agentes Bancários Ponto Azul?
  • Que benefícios tem?

Agentes Bancários Ponto Azul é uma rede de agentes bancários operada pelo Standard Bank de Angola. O programa foi lançado para estender os serviços financeiros a áreas e populações carentes, particularmente em áreas onde as agências bancárias tradicionais podem não estar facilmente acessíveis.

Ao abrigo do programa, os agentes autorizados do Standard Bank de Angola oferecem uma gama de serviços bancários aos clientes nas suas comunidades. Esses serviços incluem:

  • Depósitos e levantamentos em dinheiro
  • Consultas de saldo de conta
  • Pagamento de contas e serviços

Os agentes bancários do Ponto Azul oferecem diversos benefícios aos clientes, incluindo:

  • Acesso conveniente aos serviços bancários: os clientes podem realizar transações em qualquer agência Ponto Azul, independentemente da sua agência de origem;
  • Acesso alargado a serviços financeiros: O programa Ponto Azul oferece uma variedade de serviços bancários a clientes que talvez não tivessem acesso a serviços bancários tradicionais antes;
  • Oportunidade de geração de renda: Tornar-se um agente bancário Ponto Azul é uma oportunidade para empreendedores e pequenos negócios aumentarem a sua receita  com a oferta dos serviços financeiros para as suas comunidades.
Quer ser um Agente Bancário Ponto Azul?
Condições de acesso ao Serviço Agente Bancário Ponto Azul
Tempo
Existir há mais de 12 meses
Status
Ser cliente Standard Bank
Horário de Funcionamento
Operar por um mínimo de 8 horas por dia
pontoazul logo
Instalações

Ter instalações com os seguintes requisitos:

  • zona de elevado tráfego pedonal,
  • mercado,
  • zona empresarial,
  • de fácil acesso,
  • preferencialmente no rés-do-chão,
  • de dimensão adequada (mínimo 8 m2)
Experiência

Ter experiência na gestão de numerário e do risco associado ao numerário. 

Contactos para Agentes Bancários Ponto Azul
Telefone
Endereço Electrónico:
Perguntas Mais Frequentes dos Agentes Bancários Ponto Azul
Quais são os produtos disponíveis no serviço Agente Bancário?

Consulta de Saldo, Depósitos e Levantamentos.

 

Qual é o montante mínimo para início da actividade?

Não existe ainda um valor mínimo estipulado, depende da capacidade financeira do Agente.

Quem tem uma conta convencional pode transacionar ou usar os serviços dos Agentes?
Sim.
Os TPA’s dos Agentes aceitam cartões Visa?

Depende do  interesse do Agente,  que pode sim solicitar, sendo que  existe uma taxa de pagamento e 3 por cento por cada transação.

O Agente está autorizado a transacionar moedas estrangeiras?

Não. A legislação não permite qualquer tipo de transação em moeda estrangeira ou operações de câmbio.

Clientes com restrições podem transacionar nos Agentes?

Se tiver restrições nas transações realizadas nos Agentes, não poderá fazer transações. O Agente é uma extensão do Banco, logo se não consegue fazer no balcão, não consegue fazer no Agente.

 

O Agente pode usar seu número pessoal para efectuar as transações?

Não! As transações são efectuadas nos dispositivos fornecidos pelo Banco, pois apenas estes conseguem comunicar com o sistema Bancário.

O Agente pode ter mais de um (1) dispositivo?

Não.  Para a realização das transações do Banco é necessário apenas um (1) dispositivo.

É possível registar dois (2) números para um Agente?

Não! Cada Agente deverá registar apenas um número.

É preciso saldo de dados para efectuar uma transação?

Não. É necessário saldo de voz. Esse saldo é assegurado pelo Standard Bank.

Há algum contacto para os Agentes poderem entrar em contacto para cancelar ou confirmar uma transação em tempo real?

Existe uma equipa de suporte preparada para resolver os problemas relacionadas com  transações.
Email: [email protected]
Apoio ao cliente : 923190 888

O Agente pode bloquear ou retirar valores da conta de um cliente se houver um erro no envio de valores?

Não. O Agente não tem acesso à conta e aos dados do cliente.
O Agente deve comunicar todos os erros ou situações de duplicação ao Banco e a instituição intervirá em conformidade com os seus procedimentos definidos.

Se aparecer uma pessoa com o meu telefone e os meus dados e pretender realizar operações sem o meu consentimento, o que devo fazer?

Neste caso, a pessoa que se apresenta, para além de ter o telemóvel de outra pessoa, possui os seus dados.
O cliente lesado deve comunicar às entidades competentes o furto do telemóvel e a sua utilização indevida. Esta prática é punível por lei.

Havendo aumento de receita, terei que pagar mais imposto?

Sim, o pagamento de impostos aplica-se a todos os negócios.

No fecho diário do TPA, como terei noção das transações feitas no dia visto que não possuo um Caixa que emite facturas?

O TPA emite um recibo para cada pagamento. Essa taxa será aplicada ao somatórios dos valores que constarão nos recibos.

As transações bancárias serão realizadas no TPA?

As transações são realizadas no telemóvel.

Tendo um TPA disponibilizado ao Agente Bancário, poderá solicitar outros, visto que a seu negócio cresceu e precisa de mais TPA’s?

Sim, pode solicitar mais TPA’s  e negociar os termos e condições.

Os TPA’s que são disponibilizados para os Agentes são apenas para as transações dos clientes Standard Bank ou pode ser usado de forma normal?

Os TPA’s são para utilização normal e aplica-se ao seu negócio principal.

O Agente Bancário tem autorização para fazer aberturas de contas?

O Agente Bancário não pode fazer abertura de conta de clientes, pode no entanto reencaminhar  pedidos de abertura de conta.